terça-feira, 26 de março de 2019

A ESCADA O GERENTE O TIMÃO.

A luta para despertar começa com o trabalho para reconhecer e controlar o eu inferior. O mundo do eu inferior é caracterizado pelo estado de imaginação (atividade mental incontrolada), sofrimento ilusório e preocupação indevida com questões insignificantes. O eu inferior não é um ser único dentro de nós, mas sim a coleção de atitudes, sonhos, hábitos mecânicos e a natureza animal que habita dentro de nós. Uma das formas como as tradições esotéricas representam o eu inferior é como um esqueleto.
Monk Callistus, Philokalia (texto cristão ortodoxo grego): o sono da mente é semelhante à morte real.
O eu inferior tem pouco interesse no desenvolvimento de um Eu Superior. Na verdade, opõe-se à presença divina, e quando fazemos esforços ativos para estar presente e manter a presença, ela tenta continuamente atrair-nos para longe desse esforço. O esforço para estar presente exige uma luta constante contra suas dez mil manifestações, incluindo o fluxo incessante de imaginação descontrolada que produz. Gurdjieff: todos os hábitos mecânicos, gostos e fraquezas lutam contra a auto-lembrança consciente no homem. Ibn Arabi (13º século, místico e filósofo sufí andaluz): existem três perigos que podem evitar que você se examine, fazendo a contabilidade de seus atos e agradecimento ao seu generoso Senhor. O primeiro desses perigos é inconsciência, negligência.
O segundo é o fluxo de gostos e desejos que jorram de seu ego, seu eu inferior. O terceiro é hábitos ruins, de fato todos os hábitos, que fazem um como uma máquina. Christina Rossetti (19 de janeiro, poeta inglês): Deus, endurece-me contra mim mesmo, esse covarde com voz patética que anseia por facilidade, descanso e alegrias: eu mesmo, arqueiro-traidor ao meu Eu; meu amigo mais frio; meu inimigo mais mortal, meu entupimento qualquer estrada que eu vá.
Angelus Silésius (17º sacerdote alemão, místico e poeta(. Deus ( o Eu Superior), cujo amor e alegria estão presentes em todos os lugares, não podem visitar você a menos que você( o eu infeior) não esteja lá. Hafiz (poeta sufista persa, século XIII): afaste o Hafiz, você está bloqueando o caminho.
Cultivo: Ascensão do Caminho Ladder - Like A escada e a escada simbolizam a ascensão do mundo adormecido do ser inferior a Divina Presença do Eu Superior. É um Caminho ascendente ou um Caminho ascendente, composto de técnicas e métodos para promover a Presença Consciente. Oupensky, A iniciação une a mente humana com a m ente supeior por uma cadeia de analogias. Esta cadeia é a escada que leva ao céu, sonhada pelo patriarca.
Gênesis 28:12 Jacó sonhou, e viu uma escada montada na terra, e a parte supeior alcançou o céu. Nicephorus the Solitary, The Philokalia (texto cristão ordodoxo grego); a escada que leva ao reino está escondida dentro de você, isto é, em sua alma. Lave-se do pecado e você ve´ra os degraus da escada pelo qual você pode subir até lá. Pedro de Damaskos, The Philokalia: O Senhor estabeleceu os mandamentos como uma escada. No final, eles fazem do homem um deus.
Textos da pirâmide egípcia: uma escada para o céu (presença) deve ser preprarada para o rei, para que ele possa ascender ao céu sobre o mesmo. Buba: suba ops degraus da escada, sem saltar os passos, e avance gradualmente até o fim. Theophanis the Monk Philokalia: dez passos que levam um para o céu. Dez passos através dos quais um homem conhece Deus. A escada pode parecer curta, mas, se o seu coração puder experimentá- lo internamente, você encontrará uma riqueza que o mundo não pode conter.



Cultivation: Ascending the Ladder-Like Path
The ladder and stairway symbolize the ascent from the sleeping world of the lower self to the Divine Presence of the Higher Self. It is an upward Path or an ascending Way, comprised of techniques and methods to promote Conscious Presence.

Ouspensky: Initiation unites the human mind with the higher mind by a chain of analogies. This chain is the ladder leading to heaven, dreamed of by the patriarch.

The Bible, Genesis 28:12: And Jacob dreamed, and behold a ladder set up on the earth, and the top of it reached to heaven.

Nicephorus the Solitary, The Philokalia (Greek Orthodox Christian text): The ladder leading to the kingdom is concealed within you, that is, in your soul. Wash yourself from sin and you will see the rungs of the ladder by which you can ascend thither.

Peter of Damaskos, The Philokalia: The Lord has established the commandments like a ladder. In the end they make man a God.

Egyptian Pyramid Texts: A stairway to heaven (presence) shall be prepared for the King, that he may ascend to heaven thereon.

Buddha: Ascend the steps of the staircase, without jumping any steps, and proceed gradually to the end.

Theophanis the Monk, Philokalia: Ten steps that lead one up to heaven. Ten steps through which a man knows God. The ladder may seem short indeed, but if your heart can inwardly experience it, you will find a wealth the world cannot contain.

Não ser somente uma fotografia numa prateleira

Não ser somente uma fotografia numa prateleira